A história por trás do significado da aliança.

Você já parou para pensar qual é o significado do anel chamado aliança? Alguns países explicam de modo diferente, mas o significado do símbolo é o mesmo.

O significado da aliança.




A origem etimológica da palavra aliança tem raízes no Latim, na palavra alligare, e significa “compor” ou “ligar-se a”.

O anel é usado para simbolizar que um casal está em união, compromissados um com o outro. O anel é usado na mão esquerda no dedo anelar, para que as pessoas visualizem que há uma união entre o casal.




As alianças já foram feitas com vários materiais, desde tranças de raízes a ferro fundido, mas tradicionalmente é usado o ouro, por ser o metal mais puro que existe, assim como deve ser o casamento.

Grécia



O anel de noivado e casamento era usado na Grécia, como símbolo de riqueza. Alguns eram usados como chaves dos quartos em que eram depositados os artigos de riqueza das famílias e, assim, entregá-lo para alguém significava, além de uma prova de amor, uma prova de confiança.

aliança

China

Segundo a cultura chinesa, cada dedo significava um membro da família.

Polegar: Pais

Indicador: Irmãos

Dedo médio: Você

Anelar: Seu companheiro (a)

Dedo mínimo: Filhos

Além disso, teria um formato circular por não ter principio e nem fim.

aliança

Egito Antigo

Os faraós usavam alianças como forma de união para a eternidade. Seu uso servia como promessa pública.

aliança

Império Romano

No Império Romano, o anel era usado como símbolo de poder. Para as relações matrimoniais, acreditava-se que havia uma veia no dedo anelar chamada “veia d’amore”, traduzida para o português como veia do amor que ligava esse dedo diretamente ao coração.

Você sabe qual é a verdadeira origem da bíblia?

aliança

Loading...