“Fentanil”; A droga receitada para dor, que mata mais que a heroína

No ano de 2016, 931 pessoas morreram no Canadá por uma overdose desta substância. Atualmente estima-se que o número de consumidores chegue a 90 mil pessoas, a grande maioria inconsciente do risco que corre. Estamos falando do fentanil, uma droga poderosa.




Este opioide, indicado para tratar dores terminais causadas pelo câncer, é receitado há anos por médicos norte-americanos, praticamente sem controle algum. É muito viciante, motivo pelo qual diversas pessoas que o haviam consumido para fins médicos, começaram a usá-lo de forma recreativa.

O problema com o fentanil é que o efeito dura menos do que o da heroína, motivo pelo qual os dependentes precisam consumi-lo mais vezes ao dia, aumentando o risco de uma overdose. 

Além disso, muitos consumidores acabam desenvolvendo uma tolerância ao opioide, e por isso precisam de quantidades cada vez maiores. Mantendo-se entre 1 e 2 gramas, é possível evitar a overdose, mas os que têm alta tolerância podem chegar a consumir 5 gramas, o que aumenta a possibilidade de que a droga seja fatal.




Levando em conta sua periculosidade, não parece muito sensato que os médicos o receitem sem controle, mas a verdade é que por trás de todos estes casos está a poderosa indústria farmacêutica.

Várias investigações concluíram que a farmacêutica Insys subornou médicos e enganou seguradoras, para que receitassem o fentanil sem nenhum tipo de controle. O escândalo é enorme, e o próprio New York Times estima que a empresa tenha desembolsado cerca de 3 milhões de dólares em subornos.

A questão vai muito além do fentanil. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos mostrou que 99% dos médicos haviam receitado opioides que superavam os três dias de tratamento. A grande maioria deles – 77% – confessou ter supermedicado seus pacientes.

A conclusão é de que o mercado está cheio de opioides perigosos, receitados com uma facilidade excessiva, podendo causar dependência nos pacientes. A mistura de fentanil com outras drogas é o novo coquetel explosivo que está arruinando a vida de muita gente.

 

Fonte: Yahoo

You might also like More from author

Comments

Loading...